30/07/2009

CONTAR HISTÓRIAS - UMA ARTE DOS DIAS DE ONTEM
PARA REVITALIZAR OS RECURSOS HUMANOS DE HOJE

Alda Luba
Formada pela School of Storytelling, Emerson College, Inglaterra

"...os contos são verdadeiras obras de arte. São uma grande arte que pertence ao patrimônio cultural de toda a humanidade e representam a visão do mundo, as relações entre o homem e a natureza sob as formas estéticas mais acabadas; aquelas que provocam precisamente o maravilhoso." Jean-Marie Gillig.

Em meio à sofisticada tecnologia atual, nossos anseios procuram uma outra linguagem. Busca-se uma linguagem que nos alimente, que fortaleça nossas próprias imagens e que nos leve onde queremos chegar.
Os contos nos remetem a uma história de transformações quando são acolhidos pela compreensão do ser humano integral. As histórias carreiam um conhecimento sedimentado e acumulado por toda a humanidade.
Captar a essência das coisas acontece por diferentes maneiras e a mais comum é a evocação de imagens arquetípicas. Estas estão presentes nas ações das pessoas de qualquer lugar no mundo, fazendo parte daquilo que chamamos de "sabedoria primordial".
Contar histórias é a mais antiga e, paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação. Uma história pode se tornar o foco de uma conversa e, suas imagens, uma maneira segura de tratar assuntos desconfortáveis. A história re-introduz o que é humano no ambiente dominado pelo impessoal, pautado pela crítica ou julgamento e a competição.
Ouvir uma história, contá-la e recontá-la durante muitos anos, foi a maneira de preservar os valores e a coesão de uma determinada comunidade. É o maravilhoso que consola a aridez dos caminhos que temos à frente, que alimenta a inspiração e abre o portal da intuição para soluções outras, àquelas velhas questões enferrujadas.
Ultimamente na Inglaterra, França, Estados Unidos e, em outros países, um público adulto, cada vez maior, das mais variadas profissões, está empenhado em resgatar este conhecimento milenar descobrindo um novo enfoque para sua profissão.
"Nations and peoples are largely the stories they feed themselves. If they tell themselves stories that are lies, they will suffer the future consequences of those lies. If they tell themselves stories that face their own truths, they will free their histories for future flowerings." Ben Okri.
"Nações e povos são em grande parte as estórias que nutrem a si mesmos. Se eles contam a si mesmos estórias que sejam mentiras, sofrerão as conseqüências futuras. Se contarem estórias que enfrentam suas próprias verdades, libertarão a sua Historia para florescimentos futuros." Ben Okri.